Entendendo Paris: Conheça Seus Arrondissements

Vai a Paris, mas não conhece como seus distritos (arrondissements) se dividem e o que tem de especial em cada um desses locais?  Este artigo irá te ajudar!

rua de paris
Rua de Paris – Arquivo Pessoal

Paris, a linda capital francesa, é repleta de história e cultura.  Um fato bem interessante sobre a cidade é como ela se divide, a cidade possui 20 arrondissements, que são distritos administrativos em que cada um possui prefeito, conselho, funcionários eleitos, conduto estes estão submetidos à prefeitura de Paris e a sua política geral.

Algo interessante e que muitos confundem, os arrondissements não são bairros, cada arrondissement possui em geral 4 bairros, conhecidos como quarties.

Números de 1 a 20 é o que determina o arrondissement, e eles são enumerados em forma de caracol, em uma espiral em sentido horário que inicia no Museu do Louvre, com o 1º Arrondissement.

Arrondissements de Paris
Os 20 arrondissements de Paris

No início, Paris possuía apenas 12 subdivisões, e com a expansão da cidade, devido ao projeto urbanístico de Haussmann, Paris precisou reestruturar seu plano e incluir novos arrondissements.  O Rio Sena, que corta a cidade, sempre foi um norteador para os Parisienses, dividindo a cidade em parte norte ou sul do Sena, Rive Gauche (margem esquerda) parte sul da cidade, e Rive Droite (margem direita) parte norte.

Paris é uma cidade muito bem-sinalizada, e andando por suas ruas é possível saber em qual o arrondissement você está, suas placas trazem essa informação.  Além disso o código postal de Paris começa com 750+2números que representam o arrondissement a que pertence, por exemplo: 75008 a localização é no 8º arrondissement de Paris.

Placa de uma rua de Paris
Placa de uma rua de Paris

Vamos conhecer um pouco sobre os arrondissements, suas curiosidades e atrações?  Abaixo deixo algumas informações para ajudar na sua experiência de viagem.

1º Arrondissement

É o distrito central, onde começa a “contagem” dos arrondissements, fica à direita do Rio Sena, uma pequena parte da Île de la Cité faz parte deste distrito.  É uma área com grande movimento turístico.

Atraçõe principais: Museu do Louvre, Jardin des Tuileries, Palais Royal, Place Vendôme, Saint-Chapelle, Conciergerie, Museu de l’Orangerie, Palais de la Justice, Pont Neuf e Pont des Arts.

museu do louvre
Museu do Louvre – Arquivo Pessoal

2º Arrondissement

Conhecido por boutiques e por lindas passagens cobertas das galerias.  Neste distrito também fica a Bolsa de Valores de Paris e é uma importante área de econômica e de negócios.

Atrações principais: Galerie Vivienne, Rue Montorgueil, Passage du Grand Cerf, Porte Saint Denis, Palais de la Bourse.

galerie-vivienne
Galerie Vivienne – Arquivo Pessoal

3º Arrondissement

Possui bares, museus, restaurantes e cafés, abriga parte da região Le Marais (que ocupa parte do 3º e 4º distritos).  Possui uma rica arquitetura medieval, boutiques, cafés, museus.

Atrações principais: Musée Carnavalet, Museu Picasso, National Archives Museum e caminhar pelo Marais.

Museu Carnavalet
Museu Carnavalet – Arquivo Pessoal

4º Arrondissement

Região turística que abriga muitas atrações e parte da região do Marais, é um local boêmio e rico em arquitetura medieval.  Nele estão parte da Île de la Cité e a Île de Saint-Louis.

Atrações principais: Catedral de Notre Dame, Centro Pompidou, Place des Vosges, Marché aux Fleurs, Torre Saint Jacques, Maison de Victor Hugo, Hôtel de Ville, Cloître des Billettes e Pont de Sully.

Catedral de Notre Dame
Catedral de Notre Dame – Arquivo Pessoal

5º Arrondissement

Ponto de encontro dos jovens estudantes, local onde fica a região do Quartier Latin e a Faculdade Sorbonne.  Possui uma combinação de jardins e monumentos.

Atrações principais: Panthéon, Jardin des Plantes, Église Saint Etienne-du-Mont, Sorbonne, Museu Cluny, Livraria Shakespeare & Company, Musée Curie, Institut du Monde Arabe e Grande Mosquée de Paris.

Pantheon
Pantheon – Arquivo Pessoal

6º Arrondissement

O 6º distrito apesar de residencial abriga um dos jardins mais lindos de Paris.  Nele está a região de Saint Germain des Prés que tem um ar sofisticado e muito elegante.

Atrações principais: Igreja de Saint Germain des Prés, Jardins de Luxemburgo, Fontaine Saint-Michel, Museu Delacroix, Igreja de Saint-Sulpice e Institute de France.

Jardim de Luxemburgo
Jardim de Luxemburgo – Arquivo Pessoal

7º Arrondissement

O distrito onde fica a Torre Eiffel também possui muitos outros locais a serem visitados, por isso tem uma grande concentração turística.

Atrações principais: Torre Eiffel, Museu d’Orsay, Champs de Mars, Museu Rodin, Hôtel des Invalides, Palais Bourbon e Pont Alexandre III.

Ponte Alexandre III
Ponte Alexandre III – Arquivo Pessoal

8º Arrondissement

Área luxuosa e elegante, repleta de hotéis de luxo e lojas de grifes, passear pela Avenue Champs Élysées e em seguida visitar o Arco do Triunfo é uma experiência a parte em Paris, que você não deve perder.

Atrações principais: Arco do Triunfo, Avenue Champs Élysées, Place de la Concorde, Petit Palais, Grand Palais, Eglise de la Madeleine, Chapelle Expiatoire, Parc Monceau, Musée Jacquemart-André e Museu Cernuschi.

Petit Palais
Petit Palais – Arquivo Pessoal

9º Arrondissement

Distrito que abriga galerias famosas, é um local conhecido pelos turistas para consumo, mas vale lembrar que o local vai muito além das compras.

Atrações principais: Galeries Lafayette, Ópera Garnier, Printemps, Musée du Parfum, Musée Grévin e Follies Bergère.

Galerias lafayette - fachada
Fachada Galeries Lafayette – Arquivo Pessoal
Cúpula Galeries Lafayette Haussmann
Cúpula Galeries Lafayette Haussmann – Arquivo Pessoal

18º Arrondissement

Tem uma história marcada por mártires, monges, forças militares e artistas, no decorrer do tempo.  Hoje local boêmio, encontro da comunidade artística, tendo sito retratada no passado por artistas como Renoir, Dali, Van Gogh, Monet, Picasso, Cezanne entre outros. Lugar também famoso por abrigar cabarés, sex shops, cafés e lojas de lembrancinhas com preço mais em conta.

Atrações principais: Basílica de Sacré-Coeur, Moulin Rouge, Place du Tertre, Museu Dali, Igreja de Saint Jean-de-Montmartre, Muro do Amor, Museu de Montmartre e Jardim Renoir.

Basílica de Sacré-Couer
Basílica de Sacré-Couer – Arquivo Pessoal

10º, 11º, 12º, 13º, 14º, 15º, 16º, 17º, 19º e 20º Arrondissements

São bairros com um apelo turístico menor, mesmo assim possuem atrações muito interessantes.

Atrações principais 10º Arrondissement: Canal de Saint-Martin e Place de la République

Atrações principais 11º Arrondissement: Place de la République, Place de la Bastille, Museu Edith Piaf e Atelier des Lumières.

Praça da Bastilha
Praça da Bastilha – Arquivo Pessoal

Atrações principais 12º Arrondissement: Bois de Vincennes, Parc de Bercy, Bercy Village, Opéra Bastille, Coulée Verte René-Dumont, Cinémathèque Française, Musée des Arts Forains, Cité Nationale de l’Histoire de l’immigration e Parc Floral de Paris.

Bercy Village
Bercy Village – Arquivo Pessoal

Atrações principais 13º Arrondissement: explorar o “bairro chinês”, repleto de referências asiáticas, além disso, Bibliothèque Nationale de France, Château de la Reine Blanche e Museu Manufacture des Gobelins.

Atrações principais 14º Arrondissement: Catacumbas de Paris, Montparnasse, Parc Montsouris, Observatório de Paris, Museu da Libertação de Paris, Carrières des Capucins e Cité Universitaire.

Atrações principais 15º Arrondissement: Museu Bourdelle, Parc André Citroën, Parc Georges Brassens, Ile aux Cygnes e Tour Montparnasse.

Atrações principais 16º Arrondissement: Bois de Boulogne, Museu Marmottan-Monet, Jardins do Trocadero, Palais de Tokyo, Clemenceau Musée, Musée de l’Homme, Palais Galliera, Cité de l’Architecture et du Patrimoine, Fundação Louis Vuitton, Museu Guimet e Museu Yves Saint Laurent.

Atrações principais 17º Arrondissement: Promenade Pereire e Jardin des Batignolles.

Atrações principais 19º Arrondissement: Parc des Buttes Chaumont, Parc de La Villette e Cité de la Science et l’Industrie.

Atrações principais 20º Arrondissement: Parc de Belleville, Cimetière du Père Lachaise e La Campagne à Paris.

Minha dica é que você adicione ao seu roteiro de cada dia atrações que tenham localização próxima para reduzir o tempo de deslocamento.

Paris é uma cidade encantadora e com muitas atividades, não tente fazer tudo em uma única visita, reserve o que mais interessa, e nas próximas, visite novos lugares e revisite atrações clássicas, se desejar.

Gostou do artigo? Tem alguma dúvida, dica ou comentário?  Ficarei muito feliz em receber!  Escreva abaixo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima