Igreja de Madeleine em Paris (Église de la Madeleine)

Madeleine, uma igreja repleta história e que impressiona por sua arquitetura

Igreja de Madeleine fachada e altar
Igreja de Madeleine fachada e altar – Arquivo Pessoal

A Igreja de Madeleine (Église de la Madeleine, em francês) é uma bela relíquia no coração de Paris.  Seu estilo arquitetônico que lembra um templo grego clássico atrai os olhares e convida quem passa a conhecer o seu interior impressionante.

Sua construção foi morosa, estendendo-se por décadas, iniciada em 1764, com intenção inicial de construir um templo no estilo neoclássico que remetesse aos templos greco-romanos, contudo, viu seu propósito mudar para um templo em lembrança às vitórias das tropas Napoleônicas, depois quase se tornou uma estação ferroviária e por fim, um templo católico.

Em uma abordagem resumida, em 1777, o arquiteto do projeto faleceu, e seu sucessor decidiu refazer todo o projeto.  Por conta da Revolução Francesa, suas obras ficaram suspensas de 1790 a 1805.  Por fim, somente em 1842, a Igreja de Madeleine foi consagrada como uma igreja católica, desempenhando esse papel até os dias atuais.

A imponência da igreja impressiona, com suas 52 colunas coríntias de 20 metros de altura, no seu interior a riqueza dos detalhes nas pinturas e esculturas deixam os visitantes deslumbrados.

Igreja de Madeleine porta
Porta de entrada Igreja de Madeleine – Arquivo Pessoal

Como chegar?

A Igreja de Madeleine fica na Place de la Madeleine, no 8º arrondissement.  É possível chegar ao local utilizando o metrô linhas 8, 12 e 14 (estação Madeleine).  Nas proximidades, a pouco mais de 500 metros, é possível chegar à Place de La Concord ou à Ópera Garnier ou à Place Vendôme.  Importante informar que próximo a Igreja, estão várias lojas, que comercializam desde cristais, porcelanas, até a alta costura, e excelentes restaurantes e cafés, além disso seguindo até o boulevard Haussmann você encontrará a Galeries Lafayette e a Printemps.

Como visitar?

O acesso à igreja é gratuito, e está aberta para visitação todos os dias das 9h30 às 19h.  É permitido fotografar, mas indico que sejam muito respeitosos pois o local mantém a sua programação com missas e atendimentos a fiéis.  Inclusive, sugiro que verifique a programação de concertos musicais pagos e gratuitos que acontecem regularmente na igreja.  Confira no site oficial da Igreja de Madeleine.

Minha experiência

A Igreja de Madeleine foi uma grata surpresa no meu roteiro.  Ela foi incluída por ser um ponto de passagem do meu trajeto, e acabou sendo um dos grandes acertos inesperados.  Eu iria para a Ópera Garnier e em seguida Galeries Lafayette, como iria de linha 14 do metrô, inclui a igreja que fica justamente na estação Madeleine.

Apesar de ter pesquisado bastante, não era possível dimensionar a grandeza e beleza do templo, sua arquitetura com as colunas “gigantescas”, esculturas, pinturas, toda a combinação peculiar de contrastes entre o interior e a parte externa da igreja da Église de La Madeleine surpreendentemente trouxe um ambiente harmônico e de paz.

Como mencionei antes, cheguei ao local através do metrô linha 14 e desci na estação Madeleine, saí ao lado da igreja, e já dava para perceber que seria uma boa experiência.  Ao contorná-la, me deparei com a sua entrada, as colunas imponentes e no alto uma escultura em alto relevo do juízo final, onde retrata Maria Madalena ajoelhada à direita de Cristo, e escrito em latim “Ao Deus todo poderoso e grande, sob a invocação de Santa Maria-Madalena”.

Igreja Madeleine fachada
Em frente a entrada da Igreja de Madeleine – Arquivo Pessoal

Atravessei a imponente porta de bronze com desenhos em alto relevo que descrevem algumas passagens bíblicas.  Cheguei ao interior do templo, percebi a iluminação um pouco mais baixa, pois fora as 3 cúpulas com pequenas claraboias de vidro, não percebi vitrais como em outras igrejas que visitei.

No altar existe uma grande escultura da ascensão de Madalena, e por toda a igreja muitas pinturas retratando a história do cristianismo e a vida de Maria Madalena.

Por mais que eu não tenha ido em um horário de celebração da missa ou em um concerto, o local é de uma riqueza imensa de detalhes, valeu muito a visita e indico que incluam na sua visita a Paris.

Curiosidades

Na Igreja de Madeleine aconteceu o funeral de D. Pedro II, em 1891 quando estava no exílio em Paris.

A igreja possui um órgão de tubos considerado um dos melhores de Paris, o tornou a Madeleine um dos lugares privilegiados para concertos de música clássica.

Você já conhecia a Igreja de Madeleine? Deixa seu comentário, dica ou dúvida aqui abaixo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima