O que levar na mala de viagem
Conheça dicas para organizar a sua mala de maneira eficiente e não passar perrengue durante a viagem!

Organizar a mala traz consigo um mix de sentimentos, alegria, incertezas, ansiedade e tensão. Sempre existe aquela dúvida: ‘o que devo levar para a viagem?’
A verdade é que a organização da mala de viagem é um momento que exige atenção e planejamento. Afinal, carregar peso em excesso, pagar bagagem extra, ter dificuldade de deslocamento por conta de muito volume, e para piorar, não usar um terço do que levou e ainda gastar com compras não planejada, não é algo que desejamos na experiência da viagem.
Mas calma, existem formas de prevenir e otimizar a nossa mala de viagem, e assim se preocupar apenas em curtir cada momento da viagem.
Abaixo, listarei algumas dicas para que você possa organizar a sua mala de viagem de forma eficiente:
Busque levar o menor número possível de volumes
Sempre que possível coloque como meta levar apenas uma carry-on bag (mala de bordo) e um item pessoal (bolsa ou mochila). Isso te dará mais mobilidade e fará você economizar não precisando pagar bagagem despachada. Mas atenção! Não esqueça de ver na companhia aérea as regras de itens, medidas e pesos permitidos.
Analise a estação e a temperatura do destino
Dedique um tempo para pesquisar a temperatura, a estação, períodos de chuva, ou calor intenso. Existem sites e aplicativos que ajudam a acompanhar como estará o tempo como o Accuweather e o Climatempo quanto mais próximo da data mais chances de acertar a temperatura e probabilidade de chuvas para o período. Alguns países têm as estações muito bem definidas o que costuma facilitar a montagem da mala. Então, pesquise sobre a estação e históricos anteriores de clima no destino para o período da viagem.
Considere o tempo de duração e o tipo de viagem
Algo que faz total diferença é quanto tempo durará a sua viagem, isso causará um impacto direto na quantidade de itens a serem levados, contudo lembre-se que mesmo com longo período de viagem existe a possibilidade de lavar as peças. O tipo de viagem também irá interferir na organização da sua mala, uma viagem de negócios exigirá na maioria das vezes peças diferentes de uma viagem a passeio, além claro das atividades que acontecerão, adeque a sua mala à ocasião.
Planeje, faça uma lista
Liste todos os itens que precisa levar: eletrônicos, documentos, remédios, roupas, sapatos, enfim tudo. Faça uma lista que pode ser à mão, por aplicativo, no Excel ou Word, como for melhor para você, mas faça! Isso evitará que você esqueça itens essenciais, e dará uma ampla visão do que você pretende levar, e assim, cortar algo que talvez não seja tão necessário. Essa lista servirá inclusive para um check na hora de refazer a mala na volta da viagem para não deixar nenhum item para trás.
Leve roupas e calçados versáteis e confortáveis
Escolha peças que possibilitem diversas combinações entre si, assim como os calçados, escolha aqueles que podem ser usados com o maior número de combinações. Algo muito importante é o conforto, por isso não leve uma peça ou calçado que nunca usou, pois correrá o risco de descobrir na viagem que a peça te deixa desconfortável ou um calçado que te machuca. Pense no seu roteiro e como se vê no ambiente daquele ponto turístico, atividade ou atração.
Espalhe as peças sobre a cama e determine as combinações, vista e veja no espelho se aprova o que vê!
Lembre-se, peças de cima (blusas, camisas, camisetas) devem ser uma quantidade maior do que as peças de baixo (shorts, bermudas, calças e saias). Vestido e macacão são práticos, mas pouco versáteis, por isso se quiser leve um ou dois. Peças de sobreposição como blazer, quimono, lenços ajudam a multiplicar os looks. Calçados, não exagere! Estampas reduzem as combinações, por isso leve a maior parte das peças lisas.
Leve líquidos e cremes em frascos pequenos
Se for levar líquidos como shampoo, condicionador, cremes, transfira para frascos menores e apropriados para a viagem. Além dos frascos maiores ocuparem um espaço desnecessário, existem limites de volume de bagagem de mão para líquidos que devem ser respeitados.
Durante a arrumação da mala
Separe por categorias: agrupe por tipos de itens, roupas, acessórios, calçados, determine um local para cada categoria, isso facilitará para localizar.
Aproveite os espaços: coloque acessórios e meias dentro de sapatos.
Veja a melhor forma para acomodar as peças: enrolar as peças é uma boa solução para minimizar que fiquem amassadas, algumas peças economizarão espaço enroladas, outras dobradas. Teste e faça uma combinação para aproveitar melhor o espaço.
Use organizadores: os organizadores ajudarão a criar nichos e facilitarão o acesso aos itens, sem precisar bagunçar a mala toda.
Sacos a vácuo: não indico usar se você não tiver como utilizar na volta, só leve peças em saco à vácuo se conseguir fazer o processo na hora de retornar.
Revise a lista antes de fechar a mala
Faça uma última verificação, deixe marcado itens que só podem ser guardados no último momento. Isso fará com que você não esqueça itens importantes e essenciais.
Essas dicas com certeza ajudarão a transformar a sua experiência de viagem!
Você conhece alguma outra tática para organizar a mala de viagem? Deixe sua dica ou pergunta abaixo.
Deixe um comentário