Tudo sobre a Torre Eiffel
Vai à Paris? Saiba mais sobre a história, curiosidades e dicas sobre a Torre Eiffel, grande símbolo da capital Francesa.

Sobre
Como ir à Paris e não conhecer a Torre Eiffel? Hoje, um dos maiores símbolos da capital francesa, monumento nomeado Patrimônio Mundial pela Unesco, a grande “Dama de Ferro” que impressiona e pode ser vista mesmo à distância de vários pontos de Paris, inicialmente incomodou, não agradando boa parte dos franceses, em especial artistas e intelectuais que criticaram o emaranhado de ferros que contrastava com a arquitetura e cultura parisiense.
Construída de 1887 a 1889, por Gustave Eiffel, a ideia era que a torre fosse uma construção temporária para celebrar o centenário da Revolução Francesa, sendo a entrada e a peça central da Exposição Universal de 1889. Por várias vezes cogitaram que ela fosse desmontada, a licença para a sua permanência era de 20 anos, mas aos poucos foram descobrindo novas funcionalidades para a torre, como uma antena de radiotelegrafia, e alcançou grande valia durante as guerras mundiais, ajudando na captura de mensagens. Assim, a torre permaneceu, e hoje ela é o monumento pago mais visitado do MUNDO!
Com seus 330 metros de altura, a Torre Eiffel manteve-se por 41 anos como a construção mais alta do mundo. Ela possui 3 níveis com mirantes para visitação, e vale a pena conhecer cada um deles.
Como chegar? (localização e locomoção)
A Torre Eiffel fica localizada no Champs de Mars, para chegar até ela de transporte público pode-se pegar o metrô (linha 6 – estação Bir-Hakeim 11min a pé; linha 8 – estação École Militaire 16min a pé; linha 9 e 6 – estação Trocadero 16min a pé), o RER (linha C – estação Champs de Mars 7min a pé), além de várias linhas de ônibus (42,82,69 entre outras) que passam próximo ao local.
Você fará uma caminhadinha até chegar à Torre, mas você pode aproveitar, e chegar mais cedo para fazer algumas fotos com a Torre de fundo chegando pelas estações Bir-Hakeim ou Trocadero).
Como visitar? (valor/horário/ sites)
Estamos falando do monumento mais visitado do mundo, então não deixe de comprar os ingressos com antecedência. O site oficial abre a venda de ingressos com 2 meses de antecedência, e existem várias modalidades: até o segundo andar, que pode ser de escadas ou por elevador, até o topo que pode ser totalmente de elevador ou combinado elevador e escadas, além disso existem combos de ingresso + visita guiada ou ingresso + taça de champanhe ou ingresso + brunch. Você também pode adquirir o ingresso em sites como Civitatis e Get Your Guide, além disso a visita está incluída no The Paris Pass, sendo necessário o agendamento. Informação importante, no Paris Museum Pass a visita à torre não está incluída.
Mas atenção, os ingressos esgotam rápido no site, principalmente os mais acessíveis.
Além dos ingressos online, ficam disponíveis uma quantidade de ingressos para vendas no dia, na bilheteria física, contudo você precisará ficar na fila que costuma ser extensa e ainda corre o risco de não conseguir comprar o ingresso, então essa seria a última opção, afinal você não quer perder tempo em Euros enquanto poderia estar desfrutando mais da sua viagem.
Minha experiência
Visitar a Torre era algo que eu desejava há muito tempo, mas quase não consegui! Como falei anteriormente os ingressos esgotam rápido e eu não queria tentar a sorte nas filas físicas para ver se conseguiria comprar um ingresso. Em resumo, comprei online para subir de elevador, mas só até o 2º andar. Para o topo os ingressos disponíveis incluíam brinde com uma taça de champanhe e eu fiz essa viagem solo, não teria o menor sentido. Dessa forma, a visita ao topo ficará para a próxima viagem a Paris.
Minha visita foi no dia anterior ao meu voo de volta, antes eu já havia namorado bastante a dama de ferro de longe. Em vários pontos da cidade você consegue ver a imponente torre, inclusive no meu caso da janela do quarto do hotel eu conseguia vê-la distante, e a noite suas luzes.
Não tive dificuldades para chegar ao local, eu fui de RER e desci na estação Champs de Mars, andei uns 7 minutinhos e cheguei ao local que já estava com uma fila para liberar a entrada, escolhi o 1º horário de visitação, pois o dia seria longo. Eles são bem rígidos na hora de checar os itens pessoais, vejam sempre no site oficial o que é permitido, grandes volumes não podem entrar, e eles não possuem guarda-volumes.
O dia estava muito bonito, mas com vento gelado e forte, então não esqueça de levar um casaco, eu levei casaco, touca, luva e pashmina.
No período da minha visita, já tinham algumas obras das Olimpíada de Paris, mas nada que prejudicasse a experiência, alguns tapumes e áreas interditadas, mas que ainda não interferiam no passeio.
O 2º andar da Torre foi o meu preferido, apesar de não conhecer o topo. Ele possui dois mirantes um deles com grade de proteção e outro sem, sendo esse excelente para fazer suas fotos, ainda no 2º andar tem uma Pierre Hermé com macarons decorados, café e lojas oficiais para comprar recordações. Como em todo ponto turístico, comprar no local sai mais caro do que em outras lojinhas, fica a sua escolha.
O 1º andar também vale a visita, tem o piso de vidro, que não oferece uma visibilidade tão boa, mas vale conhecer, um espaço de convivência com lugares para sentar e apreciar a paisagem, além de restaurantes.
O topo eu não conheci, mas pretendo na próxima, sei que ele é tem um espaço físico menor e lá fica o escritório do Gustave Eiffel, além de uma champanheria.
Depois de descer da torre, fui andando pelo jardim e em seguida para o Trocadero.
Importante eu ressaltar que a caminhada até a Torre e depois para o Trocadero foram os momentos em Paris que senti alguma sensação de insegurança, tinha mais movimentação, pessoas abordando, oferecendo produtos e serviços, então eu fiquei mais atenta. Não que eu tivesse certeza de que aconteceria algo, mas instintivamente o modo alerta foi ligado, algo que não havia acontecido em nenhum dos outros lugares que visitei. Mas tudo correu bem, acredito que foi devido a agitação do local.
Quero voltar, visitar o topo e jantar na Torre. Na próxima com certeza farei isso!
Dicas e outras informações
Restaurantes
Existem restaurantes na Torre, e você pode almoçar ou jantar com uma vista maravilhosa. Destaco aqui o Madame Brasserie no 1º andar e o Le Jules Verne no 2º andar.
No topo tem um Champagne Bar, não é um restaurante, mas você pode apreciar um champanhe e caviar.
Vale lembrar que na Torre também tem a Pierre Hermé para se deliciar com os tradicionais macarons e o café Comptoir Gustave que é tipo uma lanchonete com sanduíches e doces diversos.
Champ de Mars
A Champs de Mars tinha alguns espaços interditados por conta de estruturas que estavam sendo montadas para as Olimpíadas, mas foi possível apreciar um pouco dos jardins e lago, além disso, de cima da Torre vi as arquibancadas montadas e já era possível imaginar a grandeza que seria o evento.
Trocadero
O lugar é lindo e imenso, estava com algumas áreas interditadas também. Passei rapidamente apenas para fazer algumas fotos com a Torre ao fundo, mas desejo numa próxima explorar melhor o local.
Aproveito para deixar mais uma dica de um passeio que vale a pena, e faz toda a diferença quando falamos de Paris, Torre Eiffel e rio Sena, é o passeio de barco pelo rio, onde você poderá apreciar a cidade, sua bela paisagem e seus principais monumentos por uma perspectiva diferente: passando pelo rio Sena. Deixo aqui o link com a sugestão desse passeio.

Gostaria de mais alguma informação ou de relatar a sua experiência? Adorarei receber o seu comentário!
Deixe um comentário